No sufoco, levando bola no travessão no último minuto, o Bahia venceu o Paysandu por 2x1, em Pituaçu, e garantiu a classificação para as oit...
No sufoco, levando bola no travessão no último minuto, o Bahia venceu o Paysandu por 2x1, em Pituaçu, e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. O adversário será o Atlético Paranaense, em dadas ainda a serem definidas em sorteio. A partida foi marcada pela proteção dos jogadores ao treinador Vágner Benazzi, que quase perde o emprego para Joel Santana. Graças à recusa – negada pela diretoria -, Benazzi seguiu no Esquadrão. O destaque ficou por conta do atacante Souza, autor dos dois gols, e do zagueiro Titi, que comandou a defesa com muita raça. No final, muitos aplausos e alivio dos tricolores.
Primeiro Tempo
O Bahia começou tentando impor um ritmo forte, mas, nervoso e precipitado, sempre errava na armação das jogadas. Melhor armado do que em Belém, o Paysandu aproveitou e, em duas oportunidades, por muito pouco não abriu o marcador. Aos 9, a zaga deu mole e a bola sobrou limpa para Alex Oliveira que, da entrada da pequena área, finalizou, mas foi parado por Omar. Aos 11, Thiego tentou sair jogando e entregou a bola de presente para Rafael Oliveira. O atacante avançou dentro da área pela direita e, cara a cara com Omar, perdeu grande chance. Mais uma vez dominado no meio de campo, o time de Vágner Benazzi não conseguia chegar.
No entanto, em um lance ingênuo da defesa paraense, saiu à jogada que tranqüilizou os tricolores. Aos 29, Boquita tocou curto e errado para Camacho, que, na velocidade, conseguiu antecipar o descuidado Elton Lira e foi derrubado. Pênalti! No minuto seguinte, Souza, com muita categoria, deslocou o goleiro e saiu para o abraço. Mostrando solidariedade, todos os jogadores correram para abraçar Benazzi. A partir daí a partida ficou nas mãos dos donos da casa. Aos 37, Dodô inverteu de lado, fez grande jogada ao driblar dois e abriu para a subida de Boquita. Dentro da área, o volante rolou rasteiro, mas o lateral esquerdo atrapalhou a bela jogada, ao entrar na frente de Zezinho e mandar para fora. O meia estava bem melhor posicionado para finalizar.
Contudo, a torcida não demorou a comemorar. O segundo veio pouco depois. Aos 41, Boquita arriscou chute despretensioso de fora da área, mas Hebert furou ao tentar cortar e a bola sobrou limpa para Souza que, com muita tranqüilidade, tocou na saída de Alexandre Fávaro e ampliou. Aos 43, Zezinho, na entrada da pequena área, perdeu chance clara de aumentar. Palmas na saída para os vestiários.
Segundo Tempo
Seguro de si, o Bahia voltou para o segundo tempo aparentando estar com o jogo ganho. E quase amplia. Aos 7, boa triangulação entre Zezinho e Camacho, mas o segundo chutou para fora. Contudo, aos 11, mesmo com o domínio, um descuido custou caro. A zaga vacilou e deixou o Sidny chutar cruzado. Em cima da linha, Marcos poderia cortar, mas se atrapalhou com Zé Augusto, em posiçao duvidosa, e a bola entrou. Aos 17, Thiego teve a chance de trazer a tranqüilidade de volta, mas, sozinho dentro da área, deu um voleio e mandou longe.
Benazzi fez duas mudanças logo em seguida. Machucado, Dodô deu lugar a Rafael, enquanto o aplaudidíssimo Souza, deixou o campo para a entrada do não menos aplaudido Rafael. O jogo seguia amarrado, com o tricolor sem objetividade e o Papão sem força ofensiva. No entanto, em novo lance bobo, quase Hélder coloca tudo a perder. Aos 28, o volante, infantilmente, se envolveu em discussão na lateral, no meio de campo e, como já tinha amarelo, acabou expulso.
A tensão tomou conta de Pituaçu, mas o Paysandu não conseguia chegar. Precisando de velocidade, Benazzi o cansado Zezinho para colocar a correria do garoto Maranhão. O Papão tentou ensaiar uma pressão e, por pouco, aos 48, não arrancou um empate heróico. Sidny bateu cruzado quase da linha de fundo e a bola beliscou o travessão.
Copa do Brasil - Segunda Fase
Bahia 2x1 Paysandu
Estádio - Pituaçu
Cidade - Salvador-BA
Data - 06/04/2011
Horário - 21h50
Árbitro - Flávio de Oliveira (Aspirante Fifa - SP)
Auxiliares - Cleriston Clay Barreto Rios (Aspirante Fifa - SE) e Thiago Gomes Brigido (Aspirante Fifa - CE)
Público - 15.301
Renda - R$ 274.110,00
Gols - Souza (duas vezes) (Bahia); Sidny (Paysandu)
Cartões amarelos - Hélder, Zezinho, Marcos (Bahia); Ari, Allysson, Vanderson (Paysandu)
Cartão vermelho - Hélder
BAHIA
Omar; Marcos, Thiego, Titi e Dodô (Gabriel); Marcone, Hélder, Boquita e Ramon; Zezinho (Maranhão) e Souza (Rafael)
Técnico: Vágner Benazzi
PAYSANDU
Alexandre Fávaro; Sidny, Ari, Hebert e Elton Lira (Marquinhos); Alexandre Carioca, Vanderson, Allysson (Sandro Goiano) e Alex Oliveira (Zé Augusto); Rafael Oliveira e Helinton.
Técnico: Sérgio Cosme
Por: Bahia Notícias
COMENTAR