Feira de Santana voltou a comemorar um título de Campeão Baiano de futebol após 42 anos, na tarde deste domingo (15). O Bahia de Feira conqu...
Feira de Santana voltou a comemorar um título de Campeão Baiano de futebol após 42 anos, na tarde deste domingo (15). O Bahia de Feira conquistou pela primeira vez em sua história o certame estadual. O Tremendão bateu o Vitória por 2 a 1, no Barradão, de virada, pelo jogo de volta da decisão. Na primeira partida houve empate por 2 a 2 em Feira de Santana.
Antes do Bahia de Feira, a cidade havia comemorado o título de campeão baiano apenas na década de 60, com o Fluminense de Feira em 1963 e 1969.
O Vitória parecia que ficaria com a taça e saiu na frente com um gol de falta cobrada por Geovanni. Mas no final do primeiro Allyson deixou tudo igual, e na etapa final João Neto fez o gol do título histórico do Bahia de Feira, acabando com a hegemonia do Vitória, que conquistou os últimos quatro títulos estaduais. Além disso, de 2000 para cá é apenas a terceira vez que o Leão não fica com o título estadual. Em 2001 deu Bahia, e em 2006 Colo Colo.
Golaço de falta põe Leão na frente, mas Tremendão iguala
Apesar de jogar pelo empate para ser campeão, o Vitória não quis dar sopa para o azar e foi para cima desde o início do jogo. Aos 10 minutos o Leão teve boa chance de marcar com Nikão. O meia recebeu passe de Léo e finalizou de perna esquerda pela linha de fundo, assustando o goleiro Jair.
Melhor no jogo, o Vitória saiu na frente aos 15 minutos. Nikão foi derrubado por Bruninho e o árbitro Cléber Wellington Abade marcou falta. Geovanni cobrou da meia lua e fez um belo gol, levando a torcida ao delírio. Após o gol rubro-negro, o jogo ficou truncado e com poucos lances de perigo.
Depois de assimilar o baque do gol do Vitória, o Bahia de Feira cresceu e passou a pressionar o Leão, que não conseguia sair de seu campo de defesa. No contra-ataque, o Rubro-negro perdeu uma chance incrível de marcar aos 43 minutos. Livre, Elkeson recebeu lançamento da meia-lua tentou o chute, mas mandou a bola longe. No último lance do primeiro tempo, o Tremendão deixou tudo igual. Após cruzamento na área, João Neto desviou e Allyson, no segundo pau, mandou para as redes.
Vira-vira e conquista histórica!
Após o susto sofrido no final do primeiro tempo, com o gol de empate do Bahia de Feira, o Vitória voltou mais ligado para a etapa final, e quase fez o segundo aos três minutos. Mineiro cruzou da linha de fundo, a bola desviou e bateu no travessão, mas Geovanni não conseguiu pegar a sobra.
A chuva voltou a castigar Salvador e deixou o gramado ainda mais pesado, dificultando a vida dos dois times, que têm jogadores leves. Mais presente no ataque, o Bahia de Feira virou o placar aos 21 minutos. João Neto recebeu passe da entrada da área e chutou de perna esquerda, estufando as redes do Vitória.
Atrás no placar, o Vitória foi para cima em busca do gol de empate que lhe daria o título. Aos 36 minutos um lance polêmico marcou a partida. Rildo cruzou para Neto Baiano, na cara do gol, e o atacante foi derrubado. A torcida pediu pênalti, mas o árbitro Cléber Wellington Abade marcou impedimento do jogador. Depois, o Leão mostrou muito nervosismo e não conseguiu o gol que lhe daria o título.
Por: Tribuna Feirense


COMENTAR