Retornando à Série A do Campeonato Brasileiro após sete anos, o Bahia viajou para Minas Gerais para enfrentar o América-MG, no estádio Arena...
Retornando à Série A do Campeonato Brasileiro após sete anos, o Bahia viajou para Minas Gerais para enfrentar o América-MG, no estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e voltou com uma derrota na bagagem. O tricolor não suportou a pressão americana e perdeu por 2 x 1, de virada, na estreia da competiçãos. Agora, o time de Renê Simões tentará a recuperação no domingo que vem, quando encara o Flamengo, no Pituaçu.
Tricolor abre o placar com Souza
Com um elenco mais qualificado que o do Coelho, o tricolor baiano iniciou a partida de forma bastante equilibrada. Sempre explorando a velocidade dos baixinhos Jóbson e Lulinha, a equipe de Renê Simões criou chances logo aos dez minutos, com este último. Após fazer o trabalho de pivô, Souza tocou para o ex-meia do Corinthians bater fraco, dentro da grande área, para a defesa de Flávio. Seis minutos depois, ele mesmo aproveitou troca de passe na meia lua para chutar no cantinho, assustando a torcida da casa.
Contudo, aos 19, o próprio Lulinha, que infernizava a zaga adversária, entrou na área e dividiu com Thiago Carleto, que caiu e deixou a bola tocar em seu braço. Paulo César de Oliveira não teve dúvidas e marcou o pênalti, que deixou uma dúvida no ar. O centroavante Souza partiu para a cobrança dois minutos depois e tirou Flávio da foto.
Mais tranquilo e com o jogo nas mãos, o tricolor procurou diminuir o ritmo, mas sem deixar de manter a posse de bola. O América tentava jogadas pelas laterais, sempre com cruzamentos para Fábio Júnior e Eliandro, bloqueados por Titi e Thiego na maioria das vezes.
Reservas do Coelho entram e viram a partida
A pressão que o Bahia exerceu no primeiro tempo se inverteu nesta etapa final. Os mandantes retornaram dos vestiários com outra postura e conseguiram o gol de empate com apenas três minutos. O grandalhão Eliandro partiu com velocidade pela direita e tocou para Rodriguinho, que havia entrado no lugar do experiente Irênio, acertar um lindo chute no ângulo de Marcelo Lomba.
Assustado com o gol americano, o visitante passou sufoco nos minutos seguintes, mas conseguiu equlibrar as ações e teve oportunidades de ficar na frente do placar novamente, como a de Titi, aos 21. Depois de um chute errado do meia Camacho, o capitão tricolor meteu a cabeça na bola, obrigando Flávio a realizar uma grande intervenção. Já aos 25 foi a vez de Souza ter sua chance. Em cruzamento da esquerda, o atacante, autor do gol que abriu o placar em Sete Lagoas, cabeceou firme, mas o arqueiro do Coelho conseguiu defender.
Já sem forças e desgastado fisicamente, o tricolor vacilou na defesa e levou o gol de virada aos 42. Alessandro, artilheiro da segundona no ano passado jogando pelo Ipatinga, mostrou que é matador. Thiago Carleto levantou da esquerda e a bola sobrou nos pés do jogador americano, que bateu rasteiro, no canto de Lomba, fechando o caixão baiano.
América-MG 2 x 1 Bahia
1ª rodada da Série A 2011
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).
Data: 22/05/2011.
Horário: 18h30.
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Herman Brumel Vani (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP).
América-MG: Flávio; Shelson (Camilo), Gabriel, Micão, Thiago Carleto; Dudu, Amaral, Leandro Ferreira, Irênio (Rodriguinho); Eliandro (Alessandro) e Fábio Júnior. Técnico: Mauro Fernandes.
Bahia: Marcelo Lomba; Gabriel, Thiego, Titi e Ávine; Fahel, Marcone, Camacho (Boquita) e Lulinha (Maranhão); Jobson (João Neto) e Souza. Técnico: René Simões.
Por: Bahia Notícias


COMENTAR