O Bahia perdeu o título de "Rei do Rio" no Campeonato Brasileiro de 2011. Jogando no Pituaçu, o Tricolor fez uma atuação fraca e a...
O Bahia perdeu o título de "Rei do Rio" no Campeonato Brasileiro de 2011. Jogando no Pituaçu, o Tricolor fez uma atuação fraca e acabou derrotado pelo Vasco, por 2 a 0, e aumentou a preocupação em relação à proximidade da zona de rebaixamento.
A partida começou num ritmo forte apesar do forte calor em Salvador, e a primeira chance foi do time carioca aos seis minutos, num chute de Diego Souza que Marcelo Lomba espalmou com segurança. Os minutos seguintes foram os melhores do Tricolor no primeiro tempo, num chute de Dodô, aos oito, que acertou a haste da trave, e um chute no travessão de Fabinho, que gerou um grito de Uhh! no Pituaçu, aos nove minutos.
Rodando inteligentemente a bola e explorando a técnica dos seus melhores jogadores, o Vasco teve gol mal anulado de Diego Souza aos 16 minutos. Aos 22, não teve jeito. Diego Souza protegeu na entrada da área e Felipe bateu com categoria para encobrir Lomba e fazer a festa dos vascaínos, 1 a 0.
Desordenado em campo, o Bahia seguia contando com Marcelo Lomba, que salvou o Tricolor em chutes de Diego Souza e Fágner, que quase ampliaram o marcador para o cruzmaltino. O Bahia só voltou a assustar num chute descalibrado de Helder, aos 36 minutos.
Segunda etapa: Bahia não cria e Vasco amplia no finzinho
As equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações e o jogo ficou truncado com muitas faltas marcadas pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio. A primeira boa chegada foi do Vasco em chute de Fágner aos 10 minutos, que chutou por cima dentro da área.
Joel Santana sentiu a necessidade de colocar a equipe pra frente e quase que simultaneamente pôs em campo Lulinha e Júnior no lugar dos improdutivos Jones e Reinaldo. Aos 21 minutos, Nilton chutou com perigo e quase marcou o segundo dos cariocas, de fora da área.
A partida seguia sem chances claras de gol e muita reclamação de ambas as partes em relação à arbitragem, que distribuía inúmeros cartões amarelos. Aos 38 minutos, o Tricolor reclamou de um impedimento mal marcado em jogada de Júnior, que sairia livre na cara do gol de Fernando Prass. Quando o Bahia se lançava ao ataque no desespero, Diego Souza invadiu a área e tocou de bico no canto esquerdo de Lomba, dando números finais ao jogo, 2 a 0.
Bahia (0): Marcelo Lomba; Gabriel, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Hélder (Ávine); Reinaldo (Júnior), Jones (Lulinha) e Souza. Técnico: Joel Santana.
Vasco (2): Fernando Prass; Fagner, Douglas, Dedé e Felipe (Bernardo); Eduardo Costa (Nilton), Jumar, Rômulo e Allan; Éder Luis e Diego Souza. Técnico: Cristovão Borges.
Local: Estádio Pituaçu
Data: 23/10/2011
Horário: 16h
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (asp. FIFA/DF)
Assistentes: Altemir Hausmann (FIFA/RS) e Marrubson Melo Freitas (Asp. FIFA/DF)
Por: Arena nordeste


COMENTAR