São competições diferentes, mas paralelas. São Paulo e Bahia vão usar no jogo desta terça-feira (21), às 21h50 no Estádio do Morumbi, pel...
São competições diferentes, mas paralelas. São Paulo e Bahia vão usar no jogo desta terça-feira (21), às 21h50 no Estádio do Morumbi, pela Copa Sul-Americana, a base das suas equipes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.
O tricolor baiano, 17º colocado na 1ª Divisão, tem obrigação de vencer o jogo pela diferença de 3 gols para continuar disputando a competição internacional, que dá uma vaga para a Taça Libertadores da América.
Um ou outro jogador dos dois clubes pode não jogar a partida, como o lateral-direito Neto, que não foi inscrito pelo Bahia para disputar a Copa Sul-Americana e o atacante Souza, que sentiu um desconforto muscular e acabou sendo poupado pelo técnico Caio Júnior para o jogo de domingo contra o Atlético-GO, pela Série A do Brasileiro. Ciro deverá ser seu substituto.
No primeiro jogo entre os dois clubes, os paulistas venceram por 2 a 0, em Salvador, no Estádio do Parque de Pituaçu. Com isso, o time do técnico Caio Júnior tem que quebrar o tabu de 11 anos sem conseguir vencer o adversário paulista no Estádio do Morumbi.
Se vencer por 2 a 0, o Bahia leva a decisão da vaga para a segunda fase para a cobrança de pênaltis. Se vencer por 3 a 0, ou três gols de diferença, o tricolor baiano garante a classificação no tempo regulamentar.
O problema é que o time do técnico Caio Júnior tem que superar seus próprios problemas, a falta de objetividade e força do ataque, que neste mês de agosto, nos últimos seis jogos,- incluindo aí a partida contra o São Paulo, em Pituaçu - marcou apenas três gols, e sofreu sete, uma deficiência que mantém a equipe tricolor no Z-4 da Série A. Os números são ruins: o Bahia é 17º colocado, com 16 pontos ganhos em 18 jogos disputados, e aproveitamento de apenas 30%.
Mas o Bahia tem sua “Estrela”, que sempre brilhou intensamente ao longo da sua história, nos seus momentos mais difíceis do time tricolor.
Um triunfo esta noite em São Paulo seria tudo que o técnico Caio Júnior precisaria para devolver a autoconfiança aos seus jogadores para uma reação na Série A, a partir de domingo, contra o Atlético-GO, em Salvador, no Estádio de Pituaçu.
No confronto geral entre os dois clubes existe equilíbrio. Foram 28 jogos, com 10 triunfos para o Bahia, 10 para o time paulista e oito empates.
O equilíbrio se desfaz quando os jogos são realizados em Salvador. Em 16 partidas na capital baiana, são oito triunfos do tricolor baiano contra apenas três do São Paulo e mais cinco empates.
Informações: Tribuna da Bahia


COMENTAR