O Campeonato Baiano chega, neste fim de semana, ao final de sua segunda fase. A partir da noite de amanhã, apenas quatro equipes continuarão...

Pelo regulamento do Baiano, o primeiro colocado de um grupo enfrenta o segundo do outro. Os líderes jogam com a vantagem de dois resultados com saldo de gol igual e fazem a segunda partida em casa.
O Vitória, com 100% de aproveitamento, já está garantido na liderança do Grupo 4. O rubro-negro joga hoje e aguardará de camarote para saber quem será seu adversário no próximo fim de semana.
O esperado é que, em casa, o Bahia vença o Vitoria da Conquista e garanta sua vaga.
Mas, somente a vitória não servirá ao tricolor. O triunfo deixa o tricolor da capital com 10 pontos ganhos, mas um triunfo do Bahia de Feira, em casa, contra o Atlético, garante a liderança do grupo ao clube do interior, que chega aos 12 pontos ganhos.
Assim, os dois Bahias estarão com as vagas para as semifinais. Mas, ao contrário do esperado antes do Baiano, com o de Feira de Santana na liderança. Aí o Ba-Vi, comumente realizado na final, seria antecipado.
Do outro lado da chave, o Bahia de Feira irá enfrentar o vice-líder do Grupo 4. Feirense, Serrano e Camaçari disputam a vaga. Com esta possibilidade, o interior já garantiria uma vaga na decisão do Estadual.
E aí, além da possibilidade de ser repetido o feito do Colo-colo em 2006, a Bahia ganharia mais uma vaga na Copa do Brasil de 2012. O regulamento do Baiano prevê a classificação do campeão e do vice. Nesse caso, Bahia ou Vitória iriam disputar a competição nacional do próximo ano pela classificação do ranking nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A sorte está lançada. Todas as oito equipes da segunda fase têm chances de ir à semifinal. Que role a bola...
René Simões muda o Bahia
Para seu primeiro jogo no comando do Bahia, o técnico René Simões decidiu promover duas mudanças no time principal. O meia Ramon vai ficar de fora e Rafael Jataí também vai perder a posição para a partida de amanhã à tarde contra o Vitória da Conquista.
Na parte defensiva do meio-de-campo, o treinador vai promover o retorno de Hélder, que cumpriu suspensão contra o Atlético Paranaense. No setor ofensivo, Maurício vai ganhar a possibilidade de começar o jogo como titular.
Na tarde de ontem, o meia Lulinha foi regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O jogador estava treinando normalmente no Fazendão, está à disposição da comissão técnica e precisa apenas de ritmo de jogo.
Por: Tribuna
COMENTAR