Sabe quando você espera em sua casa uma visita importante, alguém que não vai lá há muito tempo, e faz aqueles ajustes de última hora para d...
Sabe quando você espera em sua casa uma visita importante, alguém que não vai lá há muito tempo, e faz aqueles ajustes de última hora para deixar tudo em perfeitas condições? Pois é. Assim foi feito com o Estádio de Pituaçu, que amanhã será palco, pela primeira vez após a reforma, de um jogo da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Estádio Roberto Santos foi reinaugurado – com a capacidade ampliada – no dia 21 de janeiro de 2008. Desde então, foi palco apenas de jogos do Campeonato Baiano, Série B do Brasileiro e Copa do Brasil. Recebeu até uma partida da seleção brasileira, válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. O Brasil venceu o Chile por 4 a 2.
Mas, até então, nada de Série A do Brasileiro. E a estreia será em grande estilo. Depois de sete anos, o Bahia volta a jogar em Salvador pela Primeira Divisão e receberá o Flamengo. Um clássico com todos os ingressos vendidos antecipadamente para transformar Pituaçu, mais uma vez, em um caldeirão.
Com as atenções do país voltadas para Salvador, alguns ajustes foram feitos na última semana. Bancos pintados, a vegetação ao lado da arquibancada da torcida visitante aparada, enfim, retoques para deixar o estádio impecável. “Só que melhorar o que já é bom, é complicado”, brincou o diretor-geral da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato, o Bobô.
Outra atenção especial para a partida estará voltada para o gramado. No ano passado, o estádio baiano foi eleito como o melhor gramado da Série B. Este ano, na Série A, a concorrência e a exigência estão maiores.
Ex-jogador e com passagem pelas duas equipes, o ídolo tricolor garantiu ainda que o gramado está em perfeitas condições. “Quem sabe jogar, jogará perfeitamente neste gramado. E quem não sabe joga até bem”, disse Bobô, para depois desejar boa sorte para o Bahia no clássico de amanhã à tarde.
Confronto inédito no estádio
Além de debutar na Série A, esta será também a primeira vez que o Bahia e o Flamengo vão se enfrentar em Pituaçu. Até então, foram 25 partidas em Salvador, com sete vitórias do tricolor, 12 empates e seis derrotas – em partidas válidas pelo Brasileiro (incluindo o Torneio Roberto Gomes Pedrosa) e Copa do Brasil.
Esta primeira vez, inclusive, fará com que a média de público do confronto diminua. Apesar de todos os ingressos vendidos, garantindo assim público de 32.157 pessoas, haverá uma diminuição no retrospecto do confronto, que sustenta média de 42.995 torcedores por partida.
Mesmo com uma quantidade menor de torcedores, o que se vê nas ruas é o tricolor ansioso para a partida. A certeza é de casa cheia e mais um belo espetáculo nas boas-vindas de Pituaçu à Série A do Campeonato Brasileiro.
Polícia garante controle rígido
Todos os ingressos para a partida de amanhã estão esgotados desde a última quinta-feira. A torcida tricolor fez a parte dela no fim de semana e os rubro-negros cariocas garantiram as entradas durante a semana. Ingresso agora só nas mãos dos cambistas, que esperam faturar neste domingo.
Para evitar maiores problemas antes, durante e depois da partida, a Polícia Militar preparou um cuidadoso esquema de segurança. Haverá barreiras móveis no entorno do Estádio de Pituaçu, que só permitirá a passagem de torcedores que estejam munidos de ingressos. “A gente espera que tudo transcorra em paz”, comentou Bobô.
Além disso, não será permitida a presença de torcedores com identificação do Flamengo no setor destinado ao Bahia. Muito menos o contrário.
A PM ressalta que a entrada dos torcedores do Flamengo será exclusivamente pelo portão Leste 2. Os demais portões são destinados à torcida do Bahia. Serão cerca de 700 policiais trabalhando dentro e fora do estádio, cobrindo os arredores da Avenida Pinto de Aguiar, onde está localizado o estádio.
Fonte: Tribuna da Bahia


COMENTAR