Boné, camisa oficial do clube, calça azul, meias e tênis, o técnico Joel Santana recebeu os jogadores do Bahia dentro do campo principal do ...
Boné, camisa oficial do clube, calça azul, meias e tênis, o técnico Joel Santana recebeu os jogadores do Bahia dentro do campo principal do Centro de Treinamentos do Fazendão. Depois das duras críticas públicas feitas ao time tricolor pela derrota para o Vasco da Gama, o treinador resolveu mudar suas atitudes, voltar sua atenção para os trabalhos de fundamentos, “ensinar” ao time como chutar, fazer gols, subir, cabecear, ganhar qualidade para encarar o Figueirense no domingo à tarde, e pelo menos arrancar do adversário catarinense um empate no Estádio Orlando Scarpelli no jogo válido pela 32ª Rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, em Florianópolis.A quinta-feira foi de trabalhos apenas pela manhã no CT do Bahia, no Alto de Itinga. Embora ele não admita, na prática, o técnico Joel Santana fez um trabalho diferenciado, focando sua atenção no ataque, que é o 2º pior da Série A, com apenas 34 gols, e na defesa, que levou 39 gols ao longo da competição. Os jogadores foram divididos em grupos no gramado do campo principal do Fazendão e fez atividades específicas para cada posição para alguns profissionais, colocando de um lado, os zagueiros e volantes, para treinamento defensivo com marcação individual. Os jogadores que treinaram com a formação considerada titular foram Paulo Miranda, Titi, Hélder, Marcone e Fabinho.
Do outro, os laterais, meias e atacantes aprimoraram a finalização. O grupo ganhou a presença do lateral-direito Madson, que disputou os Jogos Pan-Americanos pela Seleção Brasileira e tem chances de estar entre os relacionados para a partida de domingo, contra o Figueirense. Para finalizar, Joel decidiu treinar os cruzamentos. Na direita, Madson, Marcone e Fabinho. Na esquerda, Dodô, Zezinho e William Matheus. Os seis jogadores se revezaram nos cruzamentos por mais de 20 minutos.
O Bahia volta a treinar nesta sexta pela manhã, quando Joel Santana deve definir o time que vai a campo. No único coletivo realizado esta semana no Fazendão, na terça-feira pela manhã, o treinador escalou o Bahia com: Marcelo Lomba; Gabriel, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fabinho, Diones, Hélder e Camacho; Jones e Júnior. A delegação viaja hoje à tarde para Santa Catarina, mas faz escala e fica em São Paulo, quando em solo paulista, o treinador encerra os trabalhos e oficialmente define o time que começa jogando contra os catarinenses.
Mas a possibilidade de modificação na equipe que treinou esta semana, fica por conta da entrada de Souza no lugar de Jones, jogando ao lado de Júnior, se o artilheiro do tricolor superar as dores musculares que lhe tirou dos trabalhos com o grupo.
Contra-ataque será a arma do Bahia
Como de costume nos jogos fora de Salvador, o Bahia do técnico Joel Santana será um time compacto, no tradicional ferrolho que o torcedor já está acostumado a acompanhar, mesmo que de longe. Diante do Figueirense não será diferente. Joel não quer o time se arriscando à toa, por isso está preparando o tricolor para jogar no contra-ataque rápido e pegar o adversário desprevenido, tentando assim voltar a vencer fora de casa, já que a última vez foi contra o Flamengo, 3 a 1, no dia 4 de setembro.
Mais uma vez, o treinador não revela suas armas para o confronto. O eterno clima de mistério, preferido pelo “papai” segue como política no Fazendão. Ninguém sabe ao certo o time que entrará em campo no domingo, a não ser o próprio Joel, que segue fazendo testes na equipe. Cogita-se, inclusive, a possibilidade de Gabriel atuar finalmente em sua posição original, o ataque, ganhando a vaga de Jones ao lado de Souza.
O meia Camacho, jogador que vem tendo diversas oportunidades na “era” Joel Santana, mesmo não agradando a torcida, está na expectativa sobre uma possível titularidade. “Não sei ainda se vou ser o titular no jogo. No treino, Joel me pediu para jogar ao lado de Jones e enfiar as bolas para o ataque”, disse, alertando para os riscos de jogar contra o “perigoso” Figueirense.
A lista de relacionados para o jogo foi divulgada ontem, logo após o treinamento, pelo técnico tricolor. Ficaram de fora Fahel e Lulinha, suspensos pela terceira advertência do cartão amarelo, além de Ávine, Ricardinho e Magno, vetados pelo Departamento Médico. Confira a lista: Goleiros: Marcelo Lomba e Tiago; Laterais: Dodô e Madson; Zagueiros: Danny Morais, Paulo Miranda e Titi; Volantes: Diones, Fabinho, Hélder e Marcone; Meias: Camacho, Maranhão e Nikão; Atacantes: Gabriel, Jones, Júnior, Reinaldo e Souza.
Com: Tribuna da Bahia

COMENTAR