Em 1993, o Vitória fez bonito no Campeonato Brasileiro, chegando na final contra o poderoso Palmeiras, que com o dinheiro da Parmalat, conta...
Em 1993, o Vitória fez bonito no Campeonato Brasileiro, chegando na final contra o poderoso Palmeiras, que com o dinheiro da Parmalat, contava com feras como Edílson, Edmundo e Roberto Carlos. A base do rubro-negro era a mesma que havia chegado na semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior no começo daquele ano, com Dida, Vampeta, Paulo Isidoro e Alex Alves, sendo eliminada pelo São Paulo do goleiro Rogério Ceni, que se sagraria campeão.
Mais do que nunca, o Leão precisa se espelhar na campanha da Copa São Paulo de 1993 para fazer sua equipe principal voltar à elite do futebol brasileiro. Recentemente, alguns atletas criados na Toca do Leão ainda não caíram nas graças da torcida, a exemplo do meia Arthur Maia, de 19 anos e recém-empossado no grupo de profissionais. Maia e seu xará Caculé não estarão na Copa São Paulo de Futebol Júnior por terem ultrapassado a idade limite para disputar o torneio, que é de 18 anos. No fim do ano passado, Caculé se destacou no time Sub-20 do Vitória no Campeonato Brasileiro da categoria, que aconteceu no Rio Grande do Sul. O meia marcou três gols na partida de estreia, contra o Atlético Mineiro, mas o Leão foi eliminado pelo Botafogo nas quartas de final, por 2 a 1.
Para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012, os destaques rubro-negros são o zagueiro Josué, campeão sul-americano com a Seleção Brasileira Sub-17, o volante Marcelo e o meia Wellington. A equipe está no grupo J e vai estrear contra o Sertãozinho do interior de São Paulo hoje, às 16h, no Estádio General Aldévio de Lemos, em Campo Limpo Paulista, interior paulista. Os titulares devem ser Ruan, Lucas, Josué, Matheus e Mauri; Edson, Gabriel, Marcelo e Givanildo; Agdon e Willie. A outra partida do grupo na primeira rodada será mais cedo, às 14h, entre Red Bull Brasil e Portuguesa de Desportos, no mesmo estádio.
Em matéria publicada na Tribuna da Bahia no dia 5 de dezembro, intitulada “Toninho Cerezo para repetir 1999”, ressaltou-se à volta do comandante rubro-negro e a importância que ele daria à base no ano de 2012. No ano de 1999, jovens como Fábio Costa, Leandro, Baiano, Fernando, Cláudio e Tuta foram determinantes para a boa campanha da equipe no Campeonato Brasileiro, ao chegar às semifinais. Dessa turma de titulares, os mais velhos eram Fábio Costa, Baiano e Fernando, com 21 anos, e a eliminação para o Atlético Mineiro foi a última boa campanha do clube em Série A. Para voltar à elite do futebol brasileiro, mais do que nunca, o Vitória precisará usar sua juventude, e parte dela jogará a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Por: Tribuna da Bahia


COMENTAR