O índice de aproveitamento do Vitória não é o melhor da atual campanha na Série B, que já chegou a 79,5% e hoje é de 73,6%. Mas na estatí...
O índice de aproveitamento do Vitória não é o melhor da atual campanha na Série B, que já chegou a 79,5% e hoje é de 73,6%. Mas na estatística, os números são amplamente favoráveis para o rubro-negro voltar à 1ª Divisão em 2013 e ainda conquistar o título da Série B deste ano.
Matematicamente, o time do técnico Paulo César Carpegiani está a quatro triunfos da Série A, ou seja, mais 12 pontos, e a 26 pontos do título de campeão brasileiro da Série B. Restam 14 jogos e 42 pontos a disputar.
Os resultados dos jogos da 24ª rodada da Série B, realizada na terça-feira (11/9), também foram totalmente favoráveis ao Vitória, que, além de se manter na liderança da competição com 53 pontos ganhos, abriu uma boa vantagem de sete pontos sobre o 2º e 3º colocados, Criciúma e Goiás, que estão juntos na tabela com 46 pontos, e de 10 pontos sobre o 4º e 5º colocados, Atlético Paranaense e São Caetano, ambos com 43 pontos.
Dos 20 clubes que disputam a Série B, a expectativa, a cada rodada, é de que Vitória, Criciúma, Goiás, Atlético Paranaense, São Caetano e Joinville são os grandes favoritos para subir para a Série A.
O 7º colocado, o Ceará, com 38 pontos ganhos, 15 a menos que o líder Vitória, terá que conseguir uma reação histórica para pensar numa das vagas do G-4, começando por vencer o Joinville, um dos seus adversários diretos na briga pelo acesso, no jogo que acontece no próximo sábado, em Fortaleza.
Dos 14 jogos que tem a disputar, o Vitória fará a metade em casa. São sete partidas no Estádio Manoel Barradas, diante da torcida rubro-negra, contra Goiás, ABC de Natal, ASA de Arapiraca, Atlético Paranaense, São Caetano, América Mineiro e Ceará, sua última partida na 2ª Divisão, no sábado, dia 24 de novembro, no Barradão.
Além disso, fora de Salvador – pela maior qualidade técnica do seu time –, o rubro-negro tem plenas condições de vencer os jogos contra o Guarani, no sábado (15), em Campinas, o CRB em Maceió, o Bragantino em Bragança Paulista e o Guaratinguetá no interior de São Paulo.
Depois de perder a quarta vaga para o Sport, por apenas um ponto, na Série B do ano passado, o Vitória está praticamente garantindo o retorno à elite do futebol nacional de 2013.
A campanha é incontestável, com 29 pontos conquistados no Barradão – onde o rubro-negro andou tropeçando bastante nos últimos anos – e outros 24 pontos conquistados em jogos fora de casa – uma das principais deficiências históricas do Leão da Barra.
Estatística
O engenheiro e estatístico Alexandro Ribeiro concorda que com mais quatro vitórias – ou 12 pontos – o Vitória se garante na Série A. Ele analisou o histórico de 35 campeonatos de todo o mundo com 20 clubes participantes e fórmula de disputa por pontos corridos, entre 1998 e 2011, e concluiu que a média de 64 pontos é a garantia para um clube se garantir no G-4. Analisando apenas os campeonatos brasileiros, a média cai para 62 pontos.
“Estamos falando de média, pois nos campeonatos de diversos países, já houve quem ficou em 4º lugar com 55 pontos e outros que precisaram fazer 74”, explica o estatístico. Nos campeonatos brasileiros, o próprio Vitória já subiu com apenas 59 pontos e o Atlético- GO precisou de 65 em 2009.
Mas o que o torcedor do Vitória quer saber é se dá mesmo pra subir com mais quatro vitórias. O estatístico responde: “De fato, em todos os campeonatos brasileiros de pontos corridos, 65 pontos é suficiente para uma equipe terminar a competição entre os quatro”, afirma Alexandro Ribeiro.
Nos campeonatos analisados por Ribeiro, a média de 70% ou 80 pontos é garantia de título em todo o mundo. Já apenas nos brasileiros, essa média cai para 65% ou 74 pontos. “Mas o Coritiba, por exemplo, já foi campeão com 69 pontos em 2007”, lembra o estatístico.
Fonte: Tribuna da Bahia


COMENTAR