Participantes da Copa do Nordeste 2013, Bahia, Vitória e Feirense não participarão da primeira fase do Campeonato Baiano do mesmo ano. Es...
Participantes da Copa do Nordeste 2013, Bahia, Vitória e Feirense não participarão da primeira fase do Campeonato Baiano do mesmo ano. Essa foi a decisão divulgada pelos clubes durante o evento de lançamento da competição regional, realizado na noite desta quinta-feira, 13, em Fortaleza.
As três equipes só entrarão no estadual durante a segunda fase da competição, que começará obrigatoriamente após o dia 17 de março, última data reservada pela CBF para a disputa do Nordestão em 2013.
A medida não se restringe apenas à Bahia: todos os estados participantes da Copa do Nordeste adotarão o novo calendário. A única exceção é Pernambuco, que, por questões contratuais, contará com Sport, Salgueiro e Santa Cruz também durante a primeira fase do seu estadual.
O ponto polêmico da decisão é o fato de Feirense, Bahia e Vitória entrarem no campeonato estadual com vantagem em relação aos seus adversários. Além de participarem apenas da fase decisiva, as equipes não vão correr riscos de rebaixamento.
O advogado Fábio Cruz, especialista em direito esportivo, contudo, garante que a vantagem cedida às três equipes não é contra o Estatuto do Torcedor. Ele explica que, como a classificação dos times para a Copa do Nordeste ocorreu por critérios técnicos de um campeonato anterior, o fato de eles não disputarem o descenso não infringiria a Lei.
"Este ponto da Lei existe para que os clubes não se classifiquem para as competições por apadrinhamento, sem o mérito esportivo. Dessa maneira, por mais que possa parecer que há um favorecimento a essas agremiações, o que ocorre é que eles adquiriram direito a este privilegio dentro de campo, em igualdade de condições com os demais", afirmou Cruz.
FBF discute nova fórmula - Segundo o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, um pré-arbitral acontecerá no dia 25 deste mês para que os clubes debatam a fórmula do Baianão com a inclusão de Bahia, Vitória e Feirense apenas na 2ª fase.
Rodrigues disse à reportagem que, para agilizar todo o processo, vai conversar com os clubes do Estado antes da reunião. A ideia é que o Congresso Técnico para a definição da tabela ocorra em meados de outubro.
Fonte: Atarde


COMENTAR