O Bahia não conseguiu encaixar a segunda vitória consecutiva na Série A do Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado por 1 a 0 ontem à noite, ...
O Bahia não conseguiu encaixar a segunda vitória consecutiva na Série A do Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado por 1 a 0 ontem à noite, pelo Internacional de Porto Alegre, no Estádio da Beira-Rio. Na complementação da 35ª rodada o tricolor pode cair mais uma casa na tabela de classificaçãoDepois de cinco dias longe da torcida para a disputa de dois jogos, a delegação do Bahia volta hoje à tarde a Salvador, desembarcando no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães com 42 pontos ganhos e em 14º lugar na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. O tricolor ganhou domingo do Atlético de Goiás, mas não conseguiu jogar seu melhor futebol, e perdeu ontem à noite do Internacional por 1 a 0, no Estádio da Beira-Rio, em Porto Alegre.
O Bahia volta a jogar pela Série A domingo, contra o Palmeiras de São Paulo, no Estádio do Parque Metropolitano de Pituaçu, precisando vencer o adversário paulista para matematicamente carimbar sua permanência na 1ª Divisão em 2012, e manter a luta por uma das vagas brasileiras para a disputa da Copa Sul-Americana. Os resultados da 35ª rodada não foram bons para os planos e objetivos do tricolor baiano.
Na complementação da rodada hoje à noite, o Atlético Mineiro pega o Coritiba em Sete Lagoas, Minas Gerais, e se vencer o adversário paranaense, chega aos 42 pontos e toma o 14º lugar do Bahia e a vaga provisória na Copa Sul-Americana pelo maior número de vitórias na Série A. Mas o pesadelo do tricolor baiano não termina esta noite com o fechamento da 35ª rodada.
Ontem, o Atlético Paranaense venceu o São Paulo por 1 a 0, chegou aos 37 pontos ga-nhos e reduziu de oito para cinco pontos a diferença do Bahia para o Z-4, a zona de rebaixamento para a 2ª Divisão. Além disso, o Cruzeiro empatou com o Avaí, em Santa Catarina, se mantém como 16º, mas chegou aos 39 pontos, três a menos que o time do técnico Joel Santana na luta contra o fantasma da Série B do Brasileiro do próximo ano.
Por tudo isso, por todos estes números e cálculos, o técnico do Bahia “explodiu” contra o árbitro Paulo César de Oliveira, no final do jogo contra o Internacional. Na visão de Joel Santana, ao não marcar o pênalti no lateral-esquerdo Dodô, o árbitro impediu que o time tricolor arrancasse pelo menos o empate no Beira-Rio, e deixasse de ganhar um ponto que pode ser decisivo nesta luta da Série A.
Joel volta com três desfalques
O Bahia vai cumprir sua rotina de um novo time a cada rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No jogo de domingo, contra o Palmeiras, no Estádio de Pituaçu, o técnico Joel Santana não vai poder contar com Marcos, Fabinho e Carlos Alberto, os três suspensos pela 3ª advertência do cartão amarelo. Além disso, o lateral-esquerdo Dodô vai ser avaliado pelo Departamento Médico para ver se tem condições de enfrentar os paulistas, em Salvador.
Em notória evolução, Dodô foi caçado dentro de campo por Bolívar, que precisou de duas chances para tirar o atleta de 19 anos de campo. O jovem jogador deve ser avaliado hoje, para saber se terá condições de enfrentar o Palmeiras. Com Ávine se recuperando de lesão, o técnico Joel Santana pode ter problemas para a lateral-esquerda. Com status de coringa, o meia Maranhão pode ser o substituto de Dodô para a posição.
Apesar dos desfalques, o Bahia contará com o retorno da dupla de zaga titular, Titi e Paulo Miranda, e do atacante e artilheiro da equipe, Souza, para o próximo desafio da Série A. Enquanto o capitão não pôde atuar contra os colorados, devido a uma cláusula contratual, os outros dois cumpriram suspensão automática e estão liberados para entrar em campo na próxima rodada do Campeonato. Na partida de domingo, o tricolor pode disparar na luta pela vaga da Copa Sul-Americana de 2012. Com 42 pontos, o Bahia cai para a 14ª posição da tabela de classificação
Treinador solta verbo contra árbitro
O técnico Joel Santana não conseguiu segurar sua revolta no final do jogo de ontem contra o Internacional, em Porto Alegre. Ainda no gramado do Estádio do Beira-Rio, o treinador do Bahia aproveitou a presença da imprensa para fazer severas críticas ao trabalho do árbitro Paulo César de Oliveira, que mudou a história do jogo, e prejudicou diretamente o time baiano nesta derrota de 1 a 0 para os gaúchos.
"O Inter não precisava disso. Em campo, o time do Inter pode dar 10, 15 e 20 em qualquer um. Agora, ganhar no apito não! Você está fora de casa há uma semana, jogos complicados, e o árbitro chega aqui e faz uma palhaçada dessa. Ele apitou errado. Foi um pênalti escandaloso. Meu jogador foi parar no hospital, e ele marca apenas um lance perigoso. Não é possível uma coisa dessa", protestou Joel Santana.
Ao longo da Série A do Campeonato Brasileiro, a equipe baiana foi vítima de muitos erros de arbitragem, a ponto de enviar documentos de vídeo para a Comissão de Arbitragem com os lances que mostravam as falhas. A partida de ontem parece ter sido a gota d’água para Joel Santana.
“Tudo o que eu falei aqui aconteceu dentro de campo, e ainda assim corro o risco de ser intimado pelo Tribunal da CBF. Não disse nada demais, e se não tivermos o direito de nos expressarmos, não estamos vivendo uma democracia neste país”, disse o técnico do Bahia, demonstrando a sua indignação.
O lance que provocou a revolta do técnico do Bahia aconteceu aos 31 minutos da etapa inicial, quando o lateral-esquerdo Dodô aplicou um lindo lençol no lateral Nei e, ao entrar na grande área, foi parado de forma violenta pelo zagueiro Bolívar. O árbitro Paulo Cesar Oliveira marcou lance livre indireto e aplicou apenas o cartão amarelo no defensor colorado. Além do ocorrido, o árbitro cometeu outros erros.
Por: Tribuna da Bahia

COMENTAR