No triunfo de domingo passado, de 1 a 0 sobre o Atlético Goianiense, em Goiás, o Bahia chegou aos 42 pontos ganhos na 34ª rodada, e alcançou...
No triunfo de domingo passado, de 1 a 0 sobre o Atlético Goianiense, em Goiás, o Bahia chegou aos 42 pontos ganhos na 34ª rodada, e alcançou sua primeira meta na volta à disputa da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, que foi se manter, garantir a vaga entre os 16 clubes da 1ª Divisão, e mais os quatro que vão subir da Série B, na elite do futebol brasileiro em 2012. Hoje à noite, contra o Internacional, no Estádio da Beira-Rio, em Porto Alegre, o tricolor baiano joga para vencer o adversário gaúcho dentro de casa, e carimbar sua vaga na Copa Sul-Americana de 2012.
Para os otimistas, com 42 pontos ganhos e quatro jogos a disputar, sendo dois em casa contra adversários que estão mal na competição e lutam contra o rebaixamento para a 2ª Divisão em 2012, Palmeiras e Ceará, o Bahia se distanciou do Z-4.
À partir da 35ª rodada, o tricolor baiano começa a lutar pelo seu segundo objetivo no Brasileiro deste ano, que é uma das vagas da Copa Sul-Americana, uma competição inédita na história dos 80 anos de fundação. Para os matemáticos e sites de prognósticos, o time baiano tem 75% de chances de ficar entre os 14 primeiros colocados e atingir seu objetivo.
Para isto, o time do técnico Joel Santana precisaria vencer o Internacional em Porto Alegre, dentro de casa, no Beira-Rio, para chegar aos 45 pontos ganhos. Aliado ao triunfo em Porto Alegre, o Bahia tem que torcer por derrota do Ceará contra o Corinthians, em Fortaleza, o que não é difícil de acontecer porque o time paulista defende a liderança da Série A e luta contra o Vasco da Gama pelo título, e que o Atlético Paranaense não vença, pelo menos empate com o São Paulo. Com estes resultados, cearenses e paranaenses permaneceriam com 35 pontos e não poderiam mais alcançar o time baiano nas três últimas rodadas da Série A.
O Bahia volta esta noite ao Estádio da Beira-Rio com 41% de aproveitamento e em 13º lugar na tabela de classificação da Série A. Para os matemáticos de plantão e os sites de prognósticos, o risco de rebaixamento do tricolor baiano é quase zero, é de apenas 1%, o que tranquiliza o time baiano, que joga contra os gaúchos com sérios desfalques, como sua dupla de zaga titular, Titi e Paulo Miranda, e o artilheiro do time no Brasileiro, Souza, com 10 gols. Mas o técnico Joel Santana prefere não comemorar, por enquanto.
"Estamos mais perto de sair dessa situação. Só estamos mais perto. Dos quatros jogos que ainda nos faltam, eu acredito que mais dois pontos nos salvam. Mas, por enquanto, nós só temos que esperar e ver como a situação vai se consolidar nos próximos jogos. Só assim pensaremos nas outras coisas", disse o treinador.
Júnior acredita nos três pontos em Porto Alegre
Cheio de otimismo, o atacante Júnior não conta história quando o assunto é a partida de hoje à noite entre Internacional e Bahia. Com a responsabilidade de quem vai substituir Souza, o artilheiro do tricolor na Série A do Campeonato Brasileiro com dez gols assinalados, o “Diabo Loiro” promete infernizar a defesa do clube gaúcho e diz acreditar que é possível vencer o time do técnico Dorival Júnior, na Beira-Rio, e voltar com os três pontos para Salvador.
O clima é de tranquilidade, já que o triunfo de 1 a 0, no último domingo, sobre o Atlético de Goiás, no Estádio Serra Dourada, deixou o Bahia bem longe do rebaixamento. A meta é vencer e carimbar de vez a permanência na elite do futebol brasileiro de 2012. “Estamos trabalhando forte para isso. Foram dois triunfos consecutivos, que nos passam mais tranquilidade, sem contar que as vitórias nos deixam bem motivados para o jogo desta quarta”, disse Júnior.
Convertido à nação tricolor, o ex-rubro negro ainda lembrou que no ano passado, quando jogava pelo rival, enfrentou o Internacional em Porto Alegre e conseguiu um empate, quando todos acreditavam num tropeço. "Ano passado nós enfrentamos o Inter, aqui (Porto Alegre), precisávamos do triunfo. Se nós tivéssemos vencido aquele jogo, com certeza, teríamos nos livrado do rebaixamento. Mesmo assim, o empate, naquela ocasião, nos encheu de esperança”, rememorou.
Por: Tribuna da Bahia


COMENTAR