Depois de quatro rodadas, o Bahia entrou no G-4, o grupo dos quatro clubes que se classificam para a 2ª fase, as semifinais do Campeonato Ba...
Depois de quatro rodadas, o Bahia entrou no G-4, o grupo dos quatro clubes que se classificam para a 2ª fase, as semifinais do Campeonato Baiano de 2012. Com o triunfo de 3 a 1 sobre o Serrano, ontem à tarde, no Estádio Lomanto Júnior, na cidade de Vitória da Conquista, o tricolor chegou aos sete pontos ganhos e volta hoje a Salvador como 4º colocado para enfrentar o Feirense, na quarta-feira, em casa, no Estádio do Parque de Pituaçu.
Dentro do que prometeu o técnico Joel Santana, o time do Bahia vem demonstrando evolução ao longo dos jogos pela primeira fase do Campeonato Baiano. Ontem, com as estreias do lateral-direito Coelho e do artilheiro Souza, o time tricolor não teve dificuldades para ganhar sua primeira partida no interior, de 3 a 1 sobre o Serrano. Não foi uma exibição de alto nível, porque o próprio treinador admitiu erros, principalmente no segundo tempo, mas foi o jogo vencido com maior facilidade até agora.
O Bahia abriu o placar logo aos 19 minutos do primeiro tempo, através de Lulinha, e poderia ter virado o segundo tempo com 2 a 0 no placar. Mas o árbitro Arilson Bispo da Anunciação anulou o gol marcado pelo zagueiro Rafael Donato, apontado falta de ataque, que não existiu. No segundo tempo, quando o Serrano ajustou a marcação, diminuiu os espaços do time da capital e esteve perto do empate, exigindo trabalho do goleiro Marcelo Lomba.
“O calor em Conquista é muito forte, não é fácil jogar debaixo daquele sol. Acho que os dois times sentiram muito e isso interferiu diretamente no rendimento dos dois times”, disse o técnico Joel Santana, justiçando o fraco futebol jogado nos 45 minutos iniciais, e prevendo mudanças no time da capital para o 2º tempo da partida.
E as mudanças de Joel Santana deram resultado no time do Bahia, principalmente a partir da troca de Vander por Rafael, e de Diones por Gabriel, e o time de Conquista, que tinha o domínio do jogo até os 30 minutos, não conseguiu reagir na partida. A equipe do Bahia cresceu no jogo e aos 35 minutos Rafael tranquilizou fazendo 2 a 0. O Serrano reagiu logo depois, aos 38 minutos, no gol contra de Souza, mas o próprio Souza, aos 43 minutos, num gol de bela feitura, definiu em 3 a 1 o placar de Bahia x Serrano, no Estádio Lomanto Júnior.
Joel critica árbitro e elogia Gabriel
“Sofremos de graça, sem necessidade. Tivemos um gol mal anulado no primeiro tempo, quando marcaram uma falta de Rafael Donato, que não existiu. Além disso, o Bahia matava o jogo contra o Serrano e não precisaríamos lutar tanto até o final do segundo tempo”.
Além de reclamar do árbitro Arilson Bispo da Anunciação, o técnico Joel Santana preferiu valorizar o futebol jogado pelo Bahia no triunfo contra o Serrano. Fez questão de elogiar o time, lembrando que houve uma melhora significativa, como estava previsto, reclamando também do forte calor na cidade de Vitória da Conquista, que na sua opinião, interferiu no rendimento dos dois times na partida de ontem no Estádio Lomanto Júnior.
O treinador fez elogios diretos ao meia Gabriel, que entrou no segundo tempo do jogo e teve participação direta no triunfo sobre o Serrano, nos gols de Rafael e Souza, fechando o placar em 3 a 1.
“Temos de ter um cuidado especial com este garoto. Na última partida precisei dele pela direita e ele resolveu. Contra o Serrano, ele entrou pela esquerda, arrumou o time e participou dos gols que fecharam o jogo. Gabriel é um jogador diferenciado e tem um futuro brilhante no futebol”, disse Joel.
A Comissão Técnica do tricolor vai poupar alguns jogadores dos trabalhos deste início de semana, visando o jogo de quarta-feira contra o Feirense, no Estádio de Pituaçu, válido pela 5ª Rodada do Campeonato Baiano, em função do desgaste do grupo nesta viagem para Vitória da Conquista. Joel praticamente fará um trabalho técnico para ajustar o time tricolor para a próxima partida pelo Estadual de 2012. A delegação do Bahia volta esta manhã, às 10 horas, de avião, para Salvador.
Fonte: Tribuna da Bahia
COMENTAR