"Se o Campeonato Brasileiro tivesse terminado hoje”, como gostam de dizer os radialistas esportivos, o Bahia estaria rebaixado. O que ...
"Se o Campeonato Brasileiro tivesse terminado hoje”, como gostam de dizer os radialistas esportivos, o Bahia estaria rebaixado. O que parecia inevitável se confirmou ontem no interior de Minas Gerais: com a derrota de 2 a 0 para o Atlético Mineiro, no Estádio Boca do Jacaré, na cidade de Sete Lagoas, o Bahia caiu para o 17º lugar na tabela de classificação da Série A, com apenas 24 pontos ganhos em 23 jogos disputados, fazendo parte do grupo dos quatro últimos colocados, os que caem para a 2ª Divisão, a Série B de 2012.
A derrota para o Atlético Mineiro, que saiu do Z-4 e é agora o 16º colocado, jogou o Bahia no poço, mas o tricolor ainda não chegou no fundo deste poço da Série A do Campeonato Brasileiro.
O time do técnico Joel Santana é o 17º colocado, à frente do Atlético do Paraná, Avaí e América Mineiro, e a partir do jogo de domingo, contra o Fluminense do Rio de Janeiro, no Estádio de Pituaçu, o time baiano joga para não ser rebaixado para a 2ª Divisão.
O Bahia tem 15 jogos, 15 rodadas, para sair do Z-4 e até lutar por uma das vagas brasileiras na Copa Sul-America de 2012. O time tricolor faz oito jogos em casa, em Pituaçu, contra Fluminense, Atlético do Paraná, Avaí, Cruzeiro, Vasco da Gama, São Paulo, Palmeiras e Ceará, e sete fora de Salvador, contra Corinthians, Botafogo, Coritiba, Figueirense, Atlético de Goiás, Internacional e Santos. Desta sequência, faz dois jogos consecutivos contra Fluminense e Atlético do Paraná na capital baiana.
Um outro grave problema para o Bahia é que o time baiano tem um índice muito grande de nove empates, e o primeiro critério de desempate é o maior número de vitória, e neste critério o tricolor só supera o lanterna América Mineiro, que venceu três, contra cinco triunfos do time baiano em 23 jogos disputados.
Ontem, contra o Atlético Mineiro, o Bahia voltou a repetir erros de marcação, de posicionamento do meio-campo e só consegui resistir até o finalzinho do primeiro tempo, quando Paulo Miranda cometeu pênalti, foi expulso do jogo, e Magno Alves converteu aos 47 minutos. No início do segundo tempo, Magno Alves fechou o placar em 2 a 0, determinando a queda do tricolor para o 17º lugar da Série A do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Tribuna da Bahia


COMENTAR